Processo de Adaptação à Creche

1. A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

2. A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

3. A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;

4. Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animal de estimação;

5. O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

6. A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;

7. Evite comentários sobre a adaptação da criança na presença da mesma;

8. Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

9. Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.

10. A sala de actividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;

11. Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afectivo com ele;

12. Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;

13. Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

14. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;

15. Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;

16. Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vómitos etc.)

17. É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de protecção ocorrem simultaneamente.

18. Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.

19. A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).